Paripe.net

Caminhada em comemoração ao dia de São Bartolomeu

Imagem Responsiva
Imagem Responsiva


Caminhada em comemoração ao dia de São Bartolomeu
Foto: Reprodução

A caminhada Omi Ayê “Águas da Terra” acontecerá neste domingo (24), ás 9 horas,  com saída da entrada do Parque São Bartolomeu e participação de grupos culturais de capoeira, dança, filarmônicas e da comunidade do Subúrbio Ferroviário de Salvador, local que abriga o parque. Nesse mesmo dia o Parque São Bartolomeu será reaberto a comunidade depois de obras de revitalização feitas pelo Governo do Estado.


Com realização do MCPS - Movimento de Cultura Popular do Subúrbio (instituição fundada com a finalidade de atuar em rede, articulando e agregando artistas e grupos culturais desta região) a caminhada tem como objetivo comemorar o Dia de São Bartolomeu (Oxumarê), visando envolver as comunidades circunvizinhas em iniciativas em defesa da memória e da preservação ecológica do Parque São Bartolomeu.  Apoiam o evento a CESE - Coordenadoria Ecumênica de Serviço e a CONDER- Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia.  


A caminhada acontece tradicionalmente há 8 anos no Subúrbio Ferroviário, dando visibilidade ao Parque São Bartolomeu que é a maior reserva de Mata Atlântica de Salvador. O Parque foi palco de fatos históricos para a Bahia como, por exemplo, a existência de um quilombo chamado Quilombo dos urubus liderado pela heroína negra Zeferina. 


O QUE: Caminhada Omi Ayê em comemoração ao dia de São Bartolomeu
QUANDO: 24 de Agosto de 2014 às 09h
ONDE: Entrada do Parque São Bartolomeu