Paripe.net

Ouvindo Nosso Bairro 2021 encerra votações nesta quinta (26)

Imagem Responsiva


O Ouvindo Nosso Bairro, maior programa de escuta popular do Brasil, está chegando ao fim da sua edição 2021 nesta quinta-feira (26), com o encerramento da etapa de votação. Os cidadãos que ainda não votaram podem escolher as intervenções prioritárias para a localidade onde mora através do site ouvindonossobairro.salvador.ba.gov.br, pelo aplicativo Ouvindo Nosso Bairro (disponível para sistemas Android e iOS) ou presencialmente, em qualquer uma das dez Prefeituras-Bairro.

Após o sucesso da primeira etapa, quando mais de 10 mil cidadãos realizaram mais de 21 mil sugestões, a Prefeitura fez a análise de viabilidade técnica e orçamentária dessas indicações, elaborando o menu de votação. O cidadão pode votar em até cinco obras por bairro, indicando a ordem de prioridade.   

Para o secretário da pasta, Kaio Moraes, o programa tem o objetivo de deixar a população mais próxima da gestão. "A participação da população é essencial para o desenvolvimento do programa e para o crescimento da gestão municipal, pois ninguém melhor do que o soteropolitano para identificar as demandas da cidade", diz.

Moradora do Imbuí, Keyla Pereira atesta a relevância do programa para a população. "O ONB é muito importante para nós cidadãos sabermos dos nossos direitos e permite um ótimo atendimento online. Consigo acessar o site com facilidade e executar as funções sem nenhum problema. Além disso, as publicações nas redes sociais permitem que estejamos sempre atualizados sobre a programação do ONB", afirma.

Primeira etapa - Na primeira etapa da edição deste ano, foram realizadas audiências públicas virtuais, participação através do site e atendimento presencial nas unidades das PBs,  de modo que o cidadão pôde sugerir intervenções de mudanças para o seu bairro, através da cooperação da tecnologia, mesmo no período de pandemia.

Entre as intervenções mais solicitadas individualmente se destacaram as praças, com mais de 3 mil indicações da população, recapeamento asfáltico com mais de 2 mil sugestões e 1.475 de drenagem. Os bairros que tiveram o maior número de pedidos individuais registrados foram São Marcos (1.370), Paripe (1.264) e Vila Laura (1.170).