Paripe.net

Rede Midicom realiza workshop sobre mídias comunitárias em Salvador

Imagem Responsiva
Imagem Responsiva
Imagem Responsiva


Neste sábado, 10, aconteceu na Escola Baiana de Comunicação, o 1º Workshop de Mídias Comunitárias de Salvador. O evento foi realizado pela Rede Midicom- Rede de Midídas Comunitárias de Salvador, com apoio da Agência de Notícias das Favelas-ANF, Escola Baiana de Comunicação e a Novo Mundo Agência e Comunicação.

O encontro debateu temas como a importância do jornalismo comunitário e o empreendedorismo local, e contou com a presença dos veículos comunitários: Boca do Rio Magazine, O que fazer no Nordeste, Fala Cajazeiras, Paripe.net, Bairro Castelo Branco, Valéria News, Valéria City, Jornalista Negra e Bairro da Paz News.

Segundo Marcelo Garcia, idealizador do Boca do Rio Magazine, debater o jornalismo comunitário é importante porque traz a realidade do povo. ”O jornalismo comunitário é a realidade desde o início das ocupações de moradias. Também é o futuro, pois reforçam as necessidades de melhorias e a qualidade de vida para as pessoas dessas regiões. Sabemos da importância dos veículos de comunicação hegemônicos, mas os veículos de bairro têm uma relevância específica. Não à toa, sempre recebemos mensagens e ligações de veículos da grande mídia, pedindo auxílio e sugestões de pautas. Isso mostra a nossa credibilidade e que temos nosso espaço consolidado”.

Marcelo ainda reforça que a ideia do Workshop vem desde a fundação do Coletivo Rede Midicom, quando aconteciam reuniões e encontros para trocas de experiências, entretanto com a pandemia as reuniões ficaram mais difíceis de acontecer. “Com a intenção de realizar um evento que reúna todos nós, tivemos a ideia do workshop. E, para agregar mais ainda, decidimos abrir o convite para outros representantes de mídia comunitária, que ainda não fazem parte do coletivo, para que esses juntem-se a nós e fortaleçam ainda mais o grupo”.

Representando a Agência de Notícias das Favelas, o editor Paulo de Almeida Filho, falou sobre apoiar iniciativas que são capazes de reunir outros movimentos e fortalecer cada vez mais a comunicação comunitária. “Apoiar uma iniciativa de comunicação comunitária, como a ideia da Rede Midicom, em promover o workshop de jornalismo comunitário, fortalece nossa proposta de fomentar e democratizar a informação, e agrega junto aos veículos de comunicação nas periferias e aos comunicadores comunitários”.

A programação foi dividida em duas etapas. No primeiro momento, aconteceu a roda de apresentações e trocas experiências dos veículos na produção comunitária.

Na segunda etapa, as foram direcionadas para o âmbito social e administrativo, com a participação do historiador Pablo Sousa, o psicólogo Carlos Danilo, o gestor Anderson Murilo (Prime Consult) e o coordenador da Escola Baiana de Comunicação, Marcello Chamusca.

Fazem parte da diretoria da Rede Midicom, os seguintes veículos comunitários: Boca do Rio Magazine, O que fazer no Nordeste, Fala Cajazeiras, Paripe.net, Bairro da Paz, Nosso Engenho, Itapuã City, Informe Piraja.